Como trocar os quadrinhos de papel pelos digitais com o Comic Flow

Os mais puristas surtam, mas a verdade é que colecionar papel está cada vez mais insustentável. E por insustentável leia-se: onde guardar? como conservar? como organizar? como localizar? como transportar?

Neste primeiro post da coluna iPad Only eu tento convencer você, fã de quadrinhos, a adotar as HQs digitais. Pode ser em qualquer tablet, mas – sabe cumé – eu sugiro um iPad…

Entre a nostalgia e a verdade…

Primeira edição de X-men que li
Essa foi a primeira edição que comprei. Confesso! Tudo começou assim, na década de 90, época em que X-Men passava na TV Colosso…

Ainda me lembro dos pacotinhos da Editora Abril chegando em casa recheados com X-Men, Homem Aranha, Capitão América, Hulk… Mas a primeira vez que peguei uma edição americana me deixou revoltada com aquele formatinho bizarro que a gente no Brasil tinha que engolir goela abaixo por não conhecer nada melhor. O tempo passou, o formato americano chegou enfim aqui e… eu já não tinha um buraco na estante para guardar mais nada. Conheço uma pessoa que mora sozinha em um apartamento de 3 quartos, sendo que o maior deles é uma biblioteca de HQs, com prateleiras de fora a fora. Se você, como eu, não pretende fazer uma casa de quadrinhos (e traças), tá na hora de migrar para o formato digital e deixar o fetiche de cheirinho de papel para as edições encadernadas, especiais, aquelas de capa dura que dão gosto de ter e de exibir na estante.

A doce espera com seus quadrinhos na mão

Tem coisa pior nessa vida que esperar? Se bem que tem: esperar quando você não está preparado para fazê-lo. Você vai a um lugar com hora marcada e mofa minutos que mais parecem horas, dias. Nada como sacar o tablet da bolsa e descobrir que sua coleção de quadrinhos está toda ali, na mão, inclusive com aquela listinha de comics recém-lançadas que você acabou de comprar (ou baixar – sacou?).

APP DA VEZ: COMIC FLOW

Independente de ter ou não um iPad, suponho que você, fã de quadrinhos, já tenha seu pequeno HD  lotado tanto com clássicos quanto com aqueles quadrinhos alternativos que você nem nunca leu. Convenhamos, ler no monitor é uma experiência péssima. Então vá por mim…

O que você precisa fazer

comic_flow_1

1 – Ter um iPad. Dá seus pulos…
Na minha opinião o iPad é o melhor tablet que você pode adquirir hoje. Os usos são infinitos… Mas boa sorte com os preços após essa alta do dólar (nada é tão ruim que não possa piorar).

2 – Baixar de graça o App Comic Flow na App Store
Há diversos apps para ler quadrinhos, mas hoje o melhor na app store é o Comic Flow. E é grátis…

3 – Sincronizar suas comics em formato .pdf, .cbz ou .cbr
Se você já leu alguma HQ em formato digital, com certeza conhece estes formatos.

E o conforto para ler?

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, ficou tentado? Comece a ler quadrinhos, de preferência em inglês (bom para treinar!), junto com a data de lançamento nos EUA… e seja feliz com seu novo velho vício!

———————————————

avatar_renata_pradoRenata Prado
pradorenata@gmail.com

Multitask por natureza, é professora, pesquisadora, jornalista e doutoranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura. Tem planos para dominar o mundo, mas boa parte do tempo fica feliz lendo um bom livro.  Ama cachorros, é vegetariana e possui sangue nerd correndo nas veias.

Anúncios

6 opiniões sobre “Como trocar os quadrinhos de papel pelos digitais com o Comic Flow”

  1. Sou suspeito para falar sobre quadrinhos no tablet… Antes de passar para frente o meu (após adquirir um notebook) eu lia constantemente os quadrinhos do Star Wars e The Walking Dead na tela do Sony Xperia. De fato é muito mais cômodo. E de quebra, a sensação de passar as páginas e ter uma qualidade de imagem agradável para leitura, faz das edições de papel um pouco… defasadas? Também, por fim, tenho que admitir que o tablet da Apple ainda está a frente dos concorrentes, principalmente por causa da sua tela retina e desempenho.

    Curtir

      1. Eu tinha o costume de baixar em pdf… O aplicativo que eu usava era o Akira, mas ele foi descontinuado pela empresa… Depende da saga do SW que você esta lendo… Na minha opinião a melhor é os Contos dos Jedi. Se passa na época que ainda existia o planeta Jedi.

        Curtir

  2. Eu confesso que sou daquelas saudosistas que não dispensa uma leitura impressa… Mas com a dificuldade de achar os quadrinhos de Preacher (leiam, pfv) pra comprar, tô repensando a ideia. A experiência de ler no monitor realmente não é das melhores!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s