Streaming online: você está fazendo isto certo!

O que é um nerd para vocês? Ou um geek? Ou qualquer outro “ser” do gênero?  Aposto que devem ter imaginado um cara relativamente “cheinho” que gosta de fast food, jogar videogame, barbudo (ou não) e extremamente preguiçoso. Se você tem o costume de assistir filmes Hollywoodianos, provavelmente seu preconceito vem daí, e sua concepção de nerd/geek está certa errada. A verdade é que existem nerds/geeks que gostam de coisas “um pouco diferentes”.

Como assim?

Já imaginaram um nerd jogando bola? Praticando algum exercício físico? Ou simplesmente cuidando do corpo em uma academia, ou até frequentando um nutricionista? É… eu também não consigo imaginar isto para te ser sincero.

Se quiserem saber, eu me considero geek. Gosto muito de tecnologia, acho programação divertido e gosto de passar finais de semana na cama assistindo tutoriais e vídeos aleatórios no YouTube. Por falar em vídeo online, o tema deste artigo provavelmente vai agradar “todos os seres da natureza”: eventos transmitidos ao vivo pelo YouTube.

Há cerca de um ano tive a oportunidade (sem querer) de assistir uma partida de Hockey Sobre a Grama pelo YouTube. Foi algo bem “sem querer, querendo”! Estava pesquisando sobre Hockey no Google, e por acaso achei a página oficial da Federação Internacional de Hockey, mas… pera aí! Não era o hockey que muitos de nós conhecemos, era um pouco diferente… Não era praticado no gelo, não tinha o clássico disco preto e os jogadores não vestiam armaduras. É praticado na grama, por homens e mulheres, e no lugar do disco há uma bola (as vezes amarela, as vezes branca), além de ser um jogo extremamente sincronizado.

Tá, mas e daí? O que isto tem a ver com nerds/geeks? Você, fã de futebol, provavelmente assiste as partidas do Campeonato Brasileiro pelo website do Esporte Interativo (estou fugindo do convencional O.K? O bom mesmo é assistir no bar, na frente da televisão e com os amigos. Isto para pessoas “normais”). Por acaso, assim, por acaso MESMO, já assistiram a alguma partida de Hockey Sobre a Grama no canal aberto? Ou até mesmo no canal fechado?

“Eu já!” (fala a verdade: foi durante as olimpíadas certo? O.K, vou te dar um desconto, mas durante um evento internacional que reúne diversos esportes… hmm… sinto muito, não conta).

Onde eu fui encontrar transmissões ao vivo de um esporte que “eu conheço tão pouco e já considero pacas?”. No YouTube, é claro.

Transmissões ao vivo, entrevista após os jogos, narração simultânea e a compilação dos melhores momentos, tudo disponível para o acesso durante as partidas e depois. Quer algo melhor do que isso?

De um ano para cá a coisa ficou mais séria a partir do momento que eu comecei a acompanhar os campeonatos diariamente com direito a análise das partidas. Quer algo mais nerd do que isso? Tá vendo? Neste ponto do texto você deve está pensando… “Ah! Se for considerar isto eu também sou um nerd de futebol!” Bingo.

Acho que essa coisa de nerd é algo relativo quando consideramos um esporte legal. Bem, já estou fugindo do tema deste post. Eu quero chegar no seguinte: o que eu faço para acompanhar eventos ao vivo, sendo que a grande maioria deles acontecem em outros países, com fuso horários diferentes e tudo mais? (42*).

Confiram algumas imagens a baixo para entenderem como funciona esta nerdice:

International Hockey FederationPrimeiro, eu estou sempre antenado com a agenda dos campeonatos da FIH (Federação Internacional de Hockey). Segundo, eu verifico periodicamente as tabelas dos jogos para saber quando será e se haverá transmissão pelo YouTube.

Na imagem acima os jogos ainda iriam acontecer no dia, sendo “Upcoming” os que ainda vão acontecer, “Warmup” os em preparação e “LIVE”, ao vivo.

Current local time in Bhubaneshwar  Orissa  India

Assim que é definido onde e quando serão as partidas do dia, eu visito a página da timeanddate.com para verificar qual será a diferença entre o horário aqui do Brasil e do país em que ocorrerá a partida. No caso abaixo, as partidas ocorreram na Índia.

Argentina vs India   Men s Hockey Champions Trophy 2014 India Group B  7 12 2014    YouTube

Tudo já preparado, Coca-Cola comprada, deitado na cama, porcarias (Doritos e coisas afins) abertas e pronto! Trinta minutos antes da partida, a transmissão do jogo entra em Standby. Este é o momento da “confraternização”: outros perfis do YouTube começam a “pipocar” na janela de chat do canal postando coisas em Caps Lock, torcendo para o seu time, dando palpites e tudo mais. É uma alegria!

Australia vs Argentina   Women s Hockey Champions Trophy 2014 Argentina Final  7 12 2014    YouTube

Acima você pode ver a alegria dos perfis (Inclusive eu torcendo para Las Leonas – Argentina)

Germany vs Netherlands   Men s Hockey Champions Trophy 2014 India Group B  7 12 2014    YouTube

E começa a partida! Todo o conteúdo que é gravado ao vivo depois é “upado” no canal do You Tube. Se caso eu perco alguma transmissão, tenho a possibilidade de assistir, com calma, em um outro horário. Neste momento é só felicidade, minha nerdice vai de 0 a 100 em poucos minutos: é gritaria, é teclados fazendo barulho o tempo inteiro, stress e felicidade.

Dei o exemplo da transmissão do Hockey Sobre a Grama, mas existem outros exemplos como shows, eventos, etc.

Seja nerd, pesquise, divulgue e esteja atento sobre tudo que lhe interessa. E, é claro: “May the force be with you! Or not, you can choose”.

*42

 ———————————————-

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Uma opinião sobre “Streaming online: você está fazendo isto certo!”

  1. Sou completamente viciada em Youtube e uso diariamente, mas não sabia destes eventos grandes ao vivo! Achava que os canais não permitiriam esse tipo de transmissão e é muito bom saber que há canais e eventos que estão PENSANDO direito!! TOP! Streaming na veia!

    Curtir

Deixe um comentário

