Rascunhos artísticos em guardanapos nunca mais

Constantemente me impressiono com a velocidade dos avanços tecnológicos. Talvez a área da arte esteja sendo a mais favorecida com este progresso. É claro que todas as áreas do saber acabam sendo influenciadas pela habilidade que os meios artificiais possuem. Porém nunca na história da humanidade ficou tão fácil produzir algo ao mesmo tempo artístico e original. Provavelmente fomos fortemente impactados pela quantidade (praticamente infinita) de informações submetidas, às vezes, “goela abaixo”.

Aproveitando este tema “Big Data“, vamos botar a cabeça para funcionar! Imagine essa situação: você está na rua, mais precisamente em um coffee shop, tomando um delicioso café. De repente sua mente começa a trabalhar de forma tão impulsiva que você se sente obrigado a pegar um pedaço de papel e começar a rabiscar. Neste momento tudo pode servir de rascunho para um possível projeto: guardanapo, cupons de compra, as mãos, um pedaço de folha de papel e por aí vai.

Neste ponto, comecemos a sonhar: e se existisse uma forma de você rabiscar as suas ideias analogicamente e, de forma automática, passasse todo o trabalho para a tela do computador? Melhor ainda! Imagine a possibilidade de você passar todo aquele conteúdo produzido “a papel e lápis” para um software da Adobe, como, por exemplo, o Illustrator ou Photoshop?

Seus problemas acabaram“, pois um anúncio feito no dia 20 de Novembro na página do blog da Adobe veio para revolucionar o modo de produção artística mundial: a criação de um caderno que “conversa” com um aplicativo ligado ao celular, ou a um tablet, que converte os seus rabiscos em pixels. Como? Veja o vídeo a seguir para você ter uma ideia de como funciona:

A TechCrunch recentemente também publicou um vídeo mostrando a experiência dos especialistas do canal ao utilizar a nova ferramenta. E há de convir… como foi dito no próprio título da matéria: “Using Moleskine’s New Smart Notebook is Like Magic” (Usar o Novo Caderno Inteligente da Moleskine é Como Mágica).

Para a utilização da ferramenta, é necessário ter instalado no seu dispositivo iOS (os usuários de Android ainda não possuem o acesso a tal ferramenta) um aplicativo disponibilizado na AppStore gratuitamente. Após instalar o app no aparelho, basta começar a fazer os seus rascunhos no caderno inteligente, para torna-los digitalizados através do “Moleskine Criative Cloud Connected”. Seguindo os passos da imagem abaixo, é possível ter uma ideia de como é feito o processo de digitalização:

moleskine

Pensem nas possibilidades de criação de conteúdo? Toda delicadeza das mãos “analógicas” agora poderá ser interpretada pelo seu celular ao alcance de um “click” “toque”.

Tatuadores, designers, pintores, desenhistas e outras profissões que exigem precisão na hora do “rabisco”, poderão utilizar esta ferramenta de forma auxiliar no desenvolvimento de ideias. Porque o limite não está no alcance das mãos, e sim na imaginação. And then, may the force be with you. Or not, you can choose.

—————————————–

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s