Planejando as férias no modo “Like a Boss”

Férias! O melhor período do ano para “colocar os pés para o alto”. Muitas pessoas utilizam o tempo livre para fazer coisas diferentes ou inacabadas: fechar um jogo de videogame, terminar de ler um livro, tirar o atraso do sono e etc. No meu caso,  como um bom nerd, aproveito as férias para ganhar alguns níveis e terminar algumas quests em um jogo MMORPG. Nestas, eu estou jogando o MMO Aion. Visual legal, jogabilidade agradável e uma comunidade neutra (sem trolls).

Mas… e no caso das pessoas que não tem o costume de ficar em casa na frente do computador ou do videogame? Ou aquelas que gostam mas nestas férias “aderiram ao programa” de se “desligar” da tela do PC ou do celular? Na minha opinião, neste caso, a maioria opta por “seguir estrada a fora” ao invés de ficar “enfurnado” em casa, seja na sua própria cidade, em outro Estado ou em outro país.

Hoje em dia, são variados os meios para programar a sua viajem. Alguns preferem largar toda a responsabilidade nas mãos de uma agência de viajem, outros optam por viajar em um mochilão (que o vento me leve style) e outros preferem viajar de forma organizada e sistemática: hotel (OK!), mochila (OK!), transporte (OK!), alimentação (OK!) e blá! Blá! !Blá.

Existe apenas uma exigência em comum entre todos os grupos de viajantes: a estadia. Bom, isso é um pouco óbvio já que muitos vão preferir passar um tempo em alguma instalação ao invés de passar as férias em uma barraca de camping, certo?

As opções de estadia são variadas: hotéis, casa de amigos, albergues e etc. Mas a minha dica “Like a Boss” para aqueles que vão aproveitar o período “de perna para o ar” em uma outra cidade, país ou Estado é: o Airbnb.

Criado pelo trio Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, o Airbnb é hoje um dos maiores mercados comunitários de estadias que se tem notícia. Com mais de 34.000 cidades, 190 países e 800.000 acomodações ao redor do mundo, a empresa foi fundada em 2008 em São Francisco, Califórnia. O serviço de reserva de estadia pode ser acessado pela página oficial ou pelos apps disponíveis pela Apple Store, ou pelo Google Play.

airbnb-new-logo-belo-feeldesain6

O mais interessante no serviço que é proposto é que as moradias vão de apartamentos à castelos, que podem ser reservados por dias, semanas ou até meses. O preço que você normalmente pagaria por uma reserva de hotel, você pode passar um tempo em uma casa mais aconchegante, próximo dos locais de agrado ou do evento que irá frequentar.

Aluguéis de temporada  casas  apartamentos e quartos individuais para aluguel   Airbnb

Esta é a página principal do Airbnb. Por aqui você pode acessar as principais informações do site.

O sistema é bem simples: você escolhe o local que deseja ir, o número de pessoas e qual o período que irá permanecer naquele aposento. As cidades são diversas: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Londres, Singapura e etc. Os preços seguem a mesma variedade: de R$27,00 à R$ 25.000,00 (sim, em Reais. A conversão de moeda é feita no ato da reserva e com os encargos fiscais já embutidos).

Aluguéis de Férias e Aluguéis de Curta Duração em Nova York   Airbnb

Neste caso eu estou pesquisando uma residência em Nova Iorque: a esquerda você pode ver um mapa interativo mostrando aonde tem aposentos disponíveis para reserva. A direita, dados como qual tipo de aposento você se interessa, o preço que cabe no seu bolso e fotos dos ambientes.

Antes de fechar o “negócio” você tem a opção de entrar em contato com o anfitrião por e-mail. Dados, como o telefone de contato, são disponibilizados tanto na página do aposento, quanto no perfil do anfitrião, garantindo segurança para ambas as partes e permitindo uma interação prévia do viajante com o  residente.

Por falar em “ambas as partes”, você pode disponibilizar o seu aposento para reserva, ou reservar, justificando, assim, o conceito do Airbnb: um mercado comunitário de moradias.

Aluguéis de temporada  casas  apartamentos e quartos individuais para aluguel   Airbnb

A única desvantagem do Airbnb é não ter a possibilidade de “alugar” residências em locais como: Degobah, Nárnia, Gondor e Gotham City. O restante, sinceramente, é como jogar uma roleta russa: você pode visitar locais incríveis, passar um tempo em um aposento super aconchegante, porém há uma chance do seu anfitrião ser (tomara que não) uma pessoa tão desagradável quanto uma conexão de internet que cai durante um jogo online em equipe.

Se você gostou desta dica “Like a Boss” e pretende fazer uma reserva, aproveite, quando voltar de viajem, para contar a sua experiência na página de estórias do Airbnb: https://www.airbnb.com.br/stories. Ou se achar mais cômodo, conte-nos um pouco das suas experiências nos comentários abaixo. And may the force be with you, or not you can choose.

———————————————–

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s