Aonde o jornalismo e histórias em quadrinhos se encontram

Qual é a frequência que você lê conteúdos noticiosos na tela do computador? As vezes você cansa de ler tanto conteúdo escrito da mesma forma? Um padrão que mais parece uma mídia impressa “maquiada” em bits e pixels?

Se eu estivesse no seu lugar respondendo a estas perguntas, responderia mais ou menos assim:

1ª: Eu leio notícias praticamente o tempo todo. Não somente no computador, mas também no celular;

2ª e 3ª: Me canso de ler conteúdos da mídia impressa que se repetem nos canais da internet. Muitas vezes com o mesmo formato, linguagem e etc. Sempre estou a procura de um conteúdo original e inovador;

E se todo o conteúdo jornalístico que você lê nas redes sociais, em buscas no Google, revistas digitais e páginas da internet, estivessem em um formato completamente diferenciado? Não precisa responder a esta pergunta imediatamente, mas adianto que com certeza eu gostaria de ler uma notícia que fosse planejada de forma mais próxima do meu gosto como leitor. Que tal fatos contados como se fossem estórias em quadrinhos? Já consigo imaginar seus olhos brilhando!

Melhor do que imaginar, é dizer a você que esta forma de contar histórias já existe e tem nome: Symbolia.

 symbolia-wordmark_WEB

Como o próprio conceito declarado na página oficial da Symbolia diz: “Symbolia is where comic books and journalism meet” (Symbolia é onde história em quadrinhos e jornalismo se encontram)

Criada pela comunicadora Erin Polgreen e pelo ilustrador Joyce Rice, a revista digital tem uma proposta muito interessante: contar histórias jornalisticas de forma emersiva e original utilizando o formato de quadrinhos. Se você é nerd e gosta de ler HQs, está aí uma boa oportunidade para ler um conteúdo informativo fora do padrão “preto no branco”.

symbolia-1

Toda história que a dupla pretende contar para sua audiência, passa por um processo de pesquisa, apuração e divulgação. Mas para que todo o trabalho seja realizado cada edição da revista passa por um processo de financiamento. A Symbolia utiliza o financiador coletivo Kickstarter para levantar fundos para o projeto.

Com um preço muito acessível, as revistas são lançadas na internet através da App Store, em formato de PDF ou Kindle. O valor pode variar de acordo com a plataforma selecionada (eu indico as versões disponíveis na App Store ou Kindle, pois em ambos você pode ver algumas ilustrações animadas).

Caso você se sinta muito interessado em comprar uma edição da revista mas está sem um tostão no bolso eu lhe entendo, mas não fique triste! Parte das histórias são disponibilizadas no Tumblr oficial do projeto. Vale a pena dar uma passada por lá e conferir o trabalho incrível que a dupla realiza. Se renove lendo um conteúdo jornalístico de forma inovadora e divertida.  Anyway, enjoy it!

tumblr_neku3khbzj1rqjcjlo1_1280 tumblr_neku3khbzj1rqjcjlo2_1280tumblr_neku3khbzj1rqjcjlo3_1280tumblr_neku3khbzj1rqjcjlo5_1280  tumblr_neku3khbzj1rqjcjlo4_1280

—————————————————————

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

2 opiniões sobre “Aonde o jornalismo e histórias em quadrinhos se encontram”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s