Uber – “Seu motorista – quase – particular”

O serviço de e-hailing está dominando o mundo. Você não sabe o que é um e-hailing? Eu explico: é o processo de acionar um serviço de transporte pessoal através de um dispositivo móvel ou computador. Este transporte pode variar de um carro convencional à limousines.

Rider_Request_Color

Provavelmente os aplicativos mais conhecidos dos brasileiros que realizam tal atividade são o Easy Taxi, 99 Taxis e o Way Taxi. O que estes aplicativos para dispositivos móveis (ou computadores) tem em comum? Todos eles possuem uma única e exclusiva função: facilitar o processo de contato do taxista com o usuário, dispensando o uso de rádio táxis que — por sinal, há de convir: são raras as vezes que a central está disponível para atender o número de pessoas que necessitam do serviço.

Eu Imaginando as diversas situações que você já ficou na mão por causa do rádio táxi que não atendia, concluo que estes aplicativos devem ser “uma mão na roda”. Porém, supomos: São Paulo, às 18h da tarde, sexta-feira, com uma chuva torrencial de duas horas de duração, duvido muito que conseguirá este serviço em tempo hábil. É mais fácil arranjar uma canoa para ir até em casa, do que ser atendido por um táxi (sobre isto meu caro, nem um aplicativo de e-hailing irá lhe salvar).

why-traffic-jams-happen_784

E se este serviço fosse prestado por alguém que estivesse no meio do trânsito? Ou conhecido, ou um amigo, ou até um desconhecido mesmo! Mas que estivesse afim de tirar um trocado no final de semana para comprar um jogo na Steam?

Esta aplicação existe e desde 2009 está dando dor de cabeça aos taxistas e tirando sorrisos de alívio dos usuários. O nome da startup nascida em São Francisco, Estados Unidos, é Uber. Hoje avaliada em 40 bilhões de dólares, a empresa tem investidores por todo o mundo incluindo Google, First Round, Menlo e Goldman Sachs.

Você tem duas formas de fazer parte do time da Uber: ou como usuário, ou como motorista. Os “dois lados da moeda”, no final das contas, saem ganhando. O usuário por ter uma tarifa diferenciada dos táxis da cidade (ou muito pelo contrário), e o motorista que pode ser eu, você leitor, ou qualquer outra pessoa interessada. A única exigência é que você tenha o seu próprio carro (é claro). Inclusive, caso você não possua um smartfone (segundo o site da empresa) a Uber “arranja” um com o aplicativo pré instalado para você.

O aplicativo em si é de simples utilização. Uma versão é exclusiva do usuário, outra é destinado ao motorista. É necessário fazer um cadastro prévio no site para o fornecimento de dados como nome, endereço e número do cartão de crédito (para pagamento dos serviços). O app está disponível para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

RideRequest_LondonArrivingNow_London_white

Mas nem tudo é um mar de rosas:

Apesar do serviço ser extremamente útil para grandes cidades como Londres, São Francisco, São Paulo, Rio de Janeiro e etc, a atividade é considerada ilegal em alguns países. O ato de “dar carona” de forma remunerada é questionada, inclusive, por sindicatos especializados em defender as causas dos taxistas.

No dia 26 de dezembro deste ano, foi publicado no jornal português Público, que o CEO da Uber está arriscado a responder por mandato de prisão devida as suas atividades em uma cidade sul-coreana. A empresa é acusada de concorrência desleal e de violação das leis de transporte do país. Inclusive outros países como Espanha, França e o Brasil consideram o serviço irregular.

Deixando a parte judicial de lado, a startup Uber é de fato interessante para aqueles que querem garantir um trocado no final do mês, e também é interessante para aqueles que estão passando aperto para encontrar um táxi durante uma chuva torrencial em São Paulo. Resta saber se a iniciativa irá durar tempo suficiente ao ponto de ser legalizado em certos países…

————————————————————————————————————

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

Uma consideração sobre “Uber – “Seu motorista – quase – particular””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s