Mythbusters: Os caçadores de mitos

Mythbusters é um programa de televisão criado e produzido pela Beyond Television Productions para o Discovery Channel. Os apresentadores do programa e os especialistas em efeitos especiais Adam Savage e Jamie Hyneman, usam métodos científicos para testar a veracidade de rumores, mitos urbanos, cenas de filmes, provérbios, vídeos da internet e histórias novas.

mythbusters-5047b7930a515

Savage e Hyneman são os MythBusters originais, e inicialmente testavam todos os mitos da série usando suas experiências combinadas de efeitos especiais. Os dois trabalham na oficina de efeitos de Hyneman, a M5 Industries. Depois do sucesso da primeira temporada, Mythbusters passou a ter mais três integrantes, Grant Imahara, Kari Byron e Tory Belleci. A segunda equipe agora trabalha em sua própria oficina, chamada de M7, investigando mitos separadamente da dupla original. Cada episódio agora normalmente alterna entre as duas equipes cobrindo mitos diferentes, apesar de algumas vezes as duas equipes trabalharem juntas. Esse arranjo continuou até 2014 quando foi anunciada a saída de Tory, Grant e Kari do show. 😦

giphy

Eu simplesmente me divirto assistindo os episódios dos Caçadores de Mitos, é cada um mais legal que o outro. Além disso, é claro, você acaba aprendendo um pouco sobre química e física (duas matérias chatas) de uma maneira muito interessante.

A equipe testa mitos em um processo dividido em dois passos. Nos primeiros episódios, as etapas foram descritas como “replicar as circunstâncias, depois duplicar os resultados” por Savage. Isso significa que primeiro a equipe tenta recriar as circunstâncias como o mito descreve, para determinar se os resultados alegados ocorrem; se falhar, eles tentam expandir as circunstâncias para descobrir o que causará o resultado exposto. Ocasionalmente a equipe (geralmente Savage e Hyneman) irá realizar uma competição amistosa para ver quem consegue criar uma solução mais bem sucedida para recriar os resultados. Isso é mais comum com mitos envolvendo a construção de objetos para atingir um objetivo. Então, no final de cada teste, eles analisam se o mito é “Verdadeiro”, “Falso” ou “Plausível”.

Adoro quando os mitos envolvem bombas (eles são realmente viciados em explodir bombas kkk) e armas, acho muito legal e emocionante (risos). Mas, ocasionalmente, alguns episódios são produzidos em um único tema como piratas, tubarões, super-heróis ou James Bond (eles adoram desvendar os mitos do filme), e ocasionalmente eles são chamados de “Especiais Temáticos”

mythbusters-simpsons-1214-de

O programa é tão famoso nos Estados Unidos, que na 23ª Temporada de Os Simpsons, no episódio “A Filha Também se Levanta”, aparecem Adam Savage e Jamie Hyneman em um programa chamado Quebradores de Mitos. Se você se sentiu curioso, vale a pena dar uma conferida! 😉

————————————————————————————————————

avatar_carolina_souzaCarolina Souza
contato.carolinasouza@gmail.com

Estudante de jornalismo da FESJF, é fascinada pelo mundo nerd, mas não se considera como uma. Blogueira por experiência, além de ser loucamente apaixonada por filmes, seriados e livros, vive mais dentro de um cinema do que em sua própria casa. Depois de se formar, pretende fazer cinema e sonha em conhecer vários lugares do mundo.

Anúncios

2 comentários em “Mythbusters: Os caçadores de mitos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s