Desafio de leitura 2015 no Goodreads. Você encara?

Tudo bem, no Brasil temos o Skoob, mas, cá entre nós, o principal site de rede social de leitura DO MUNDO é o Goodreads, e isso quer dizer que você deveria estar nele, certo?

Cada um tem suas prioridades, mas se você é estudante e lê, na minha opinião fato, dependendo do seu grau de ambição na vida, você tem muito mais chances de atingir seus objetivos. (Tudo bem, essa é uma suposição, mas baseada em indícios!). Não precisa ser uma traça de livros, mas se a leitura está inserida na sua vida de alguma forma, ótimo sinal! Se não, que bom que o ano está só começando. Dá tempo para traçar planos e arrumar um tempinho agradável, com um cafezinho do lado, para ler, ainda que devagar, aquele livro que você sempre quis ler…

catreading

“No matter how busy you may think you are, you must find time for reading, or surrender yourself to self-chosen ignorance” Atwood H. Townsend

“Não importa o quão ocupado você pensa que é, você precisa achar tempo para leitura, ou se render à ignorância imposta por si mesmo” Atwood H. Townsend

Não importa se você trabalha, estuda, cuida da casa, cozinha, lava, passa, faz estágio, cuida de 10 recém-nascidos e dois idosos, etc, etc, etc. A verdade é:

1) ninguém vai ter pena de você;

2) ninguém tem tempo.

Tempo a gente arranja quando quer, certo? E se tem uma coisa para a qual você deveria ter tempo (e não é Facebook), é para leitura. Quantos livros você realmente leu em 2014? Já parou para pensar? A população brasileira é uma das que menos lê NO MUNDO. Mais uma vez, é preciso encarar as coisas com perspectiva. Se você leu 4 livros inteiros no ano passado, parabéns. Você está na média brasileira, o que não é o pior cenário (poderia estar abaixo, né?), mas ainda é péssimo.

Tudo bem, você adora ler, mas lê pouco. Esse provavelmente é o cenário com o qual a maioria das pessoas se depara.

leitura

Então é mais uma questão de se organizar e gerar oportunidades de leitura, não é mesmo?

A leitura ainda é, queira ou não, uma das principais formas de reflexão sobre o mundo. Formular suas próprias ideias e ter capacidade crítica depende disso. Ao ver a média de leitura do brasileiro podemos entender muita coisa sobre o nosso contexto…

Pergunta 1) O que você está lendo HOJE? Ainda que você não consiga ler todos os dias, você precisa ter ao menos a leitura de UM LIVRO em andamento.

Pergunta 2) Quantos livros você pretende ler em 2015?

Felizmente a internet é a solução para qualquer problema dos leitores. Um mundo de livros está disponível na sua mão, basta escolher. Quer saber mais? Sabe aquele tempo que você “perde” se locomovendo da casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade, da faculdade para a casa? Por favor, use-o para ouvir um audiobook! E, de quebra, treina o inglês!!

giphy

reading challengeSe este post inspirou o seu “eu leitor” a se manifestar em 2015, que tal fazer o Reading Challenge do Goodreads?

O ano vai passando e fica complicado controlar o que você está lendo, leu ou lerá. O legal do Reading Challenge é que, assim que termina de ler uma obra, você entra lá e registra. Dessa maneira você sabe se está lendo o tanto que planejou, ou se precisa se dedicar mais para cumprir a meta que estabeleceu.

E aí? Desafio aceito? Quantos livros você vai ler em 2015?

————————————————

avatar_renata_pradoRenata Prado
pradorenata@gmail.com

Multitask por natureza, é professora, pesquisadora, jornalista e doutoranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura. Tem planos para dominar o mundo, mas boa parte do tempo fica feliz lendo um bom livro.  Ama cachorros, é vegetariana e possui sangue nerd correndo nas veias.

Anúncios

Uma consideração sobre “Desafio de leitura 2015 no Goodreads. Você encara?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s