Coloque Alice na sua lista de livros para ler em 2015!

Eu sempre ficava naquela: Ah! Alice é um livro de criança! Que babaquice! Um belo dia cheguei a faculdade e uma colega de turma estava em dúvida sobre prosseguir no curso e então a professora virou para ela e disse: Você conhece a historia da Alice? Não – respondeu a menina.  E então ela citou uma das partes mais legais do livro onde Alice pergunta ao Gato de Cheshire qual caminho deve seguir, sem saber para onde ir. Sabiamente o gato responde que para quem não sabe aonde ir qualquer caminho serve.

Não sou muito fã de clichês, mas naquele momento essa frase soou nos meus ouvidos como aquelas frases de efeito impactantes. No outro dia comprei o livro e não consegui parar de ler! Me surpreendi em cada pedaço. A riqueza de detalhes usada pelo celebre Lewis Carrol é surpreendente!  E dá para acreditar que ele era matemático? Pois era! E essa obra tem até certas doses de matemática e física. Você não está acreditando, né? Mas podemos percebê-las nas discussões sobre relações inversas travadas entre o Chapeleiro e a Lebre, na ponderação sobre o conceito de “limite”, feita quando Alice se vê encolhendo magicamente. Obviamente que tudo de maneira muito abstrata.

Mas então por que ler Alice?

20150123_202140

Porque te faz pensar. Te remete ao mundo ilusório das maravilhas, onde tudo de mais louco pode acontecer. Onde você se perde por diversas vezes, entende-se perder não por caminhos, mas sim como desconhecer-se pessoalmente.  E, diga-se de passagem, quantas vezes não encontramos o “Coelho apressado” em nossos caminhos reais? Usando as teorias da semiótica podemos fazer traduções dos personagens para o mundo.  A escritora Ana Maria Machado diz que Alice é uma história que não adianta contar ou resumir, porque o que ela tem de divertido é o fato de conseguir fazer o leitor “pensar e sorrir ao mesmo tempo, na iluminação íntima de entender uma coisa inteligente”.

Quer uma dica para 2015? Leia Alice no País das Maravilhas! Aceita outra dica? A edição da Ed. Jorge Zahar da coleção “bolso de luxo” é linda (capa dura, ilustrações originais e contém a continuação da obra “Alice através do espelho”). Além do mais é baratinha! E se você já dispensou o formato de livro físico não tem problema, já encontramos Alice na versão digital e da mesma editora.

20150123_202009

Boa leitura!

—————————————-

avatar_gabriela_calazansGabriela Calazans

gabrielacalazanslopes@hotmail.com

Aspirante a jornalista, curiosa sempre e ansiosa por natureza! Tricolor apaixonada! Coração valente e coluna de 80. Trabalhos sociais a encantam! Ama ler. Mas é bem chata… Romances e auto-ajuda não são seu forte. Os modinhas ela deixo de lado também. Viaja em seus roteiros (mentais). Nas horas vagas alegra a vida das pessoas (ou perturba rsrs). Assiste a seus filmes favoritos repetidas vezes. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban encabeça essa lista. Metida a técnica de informática e fã das vídeo-aulas do youtube. Sociável! Questionadora! Sonhadora! Palhacinha! Ela, Gabi!

Anúncios

Uma opinião sobre “Coloque Alice na sua lista de livros para ler em 2015!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s