Invenção brasileira feita de vidro, brasilidade e praticidade

Sábado de manhã, férias, Sol lá fora. Depois de uma noite “daquelas”, você acorda com um ar de preguiça (ou de cachaça) contagiante. Ainda sonolento, suas pernas o levam para o banheiro e depois para a cozinha. Olha para a geladeira mas não percebe um bilhete colado na porta. Abre e fecha, em suas mãos uma revitalizante garrafa de água. Depois de uns dois goles, abre e fecha. Neste intervalo de tempo você olha novamente para a a geladeira fechada e observa: tem um bilhete colado:

Essa é a sua semana de lavar a louça, a cozinha e a sala.

A primeira sensação que vem a sua mente é: “ah, fala sério! Vou deixar isso para mais tarde!”, mas ao invés de pensar e fazer, você reflete… “vou lavar a louça que é mais fácil e rápido, depois eu penso no resto”. E então… Eis que surge uma surpresa! A louça do bilhete, na verdade, são três pratos e cinco copos! E melhor ainda! Cinco Copos Americanos!

shn_copo_americano_gravuras_street_art

O motivo desta estória é dizer para você que, particularmente, eu possuo um prazer enorme de lavar copos, mas não qualquer tipo de copo, Copos Americanos. O motivo? São pequenos, fáceis de limpar e de guardar.

Origens…

O Copo Americano foi desenvolvido e produzido pela empresa brasileira Nadir Figueiredo e é, provavelmente, o copo de cachaça/cerveja/café mais famosa dos bares, botecos e restaurantes de todo o país. Eleito nos anos 90 como “o melhor copo para se tomar cerveja do Brasil”, na minha opinião, deveria também ganhar o prêmio do “copo mais fácil de guardar e limpar de todo o mundo!”, só perdendo, possivelmente, para o copo de pinga/tequila.

Toda essa ideia genial veio do empresário Nadir Dias de Figueiredo, que em 1940 teve a inspiração de Baco para produzir o copo multiuso. Segundo o autor, o copo é inspirado nos modelos produzidos nos Estados Unidos, porém (sabe de nada inocente) o exemplar produzido por Nadir, fez o real  sucesso é nas “terras aonde canta o sabiá” (aonde canta a cachaça).

Concordando ou não, e desconsiderando muitos copos “trabalhados” por aí, há de convir: o Copo Americano tem o seu charme. E sua praticidade também!

————————————————————————————————————

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s