Rodafonio, a roda musical que encanta todos

Um certo dia eu estava passando por algumas páginas que falavam de músicas em uma rede social e vi um pequeno vídeo de algo inusitado e super divertido. Era uma roda onde três músicos se apresentavam e mais duas pessoas ao lado pedalavam. Todos uniformizados e coreograficamente perfeitos. Mas não tinha nenhuma informação deles, nome ou qualquer outra coisa. Começaram então as buscas, até que apareceu uma tal de Factoría Circular, eram eles! Aquela roda espalhando alegria e diversão por onde passavam, os olhares hipnotizados das pessoas que os assistiam me encantaram e me hipnotizaram também. O espetáculo se chamava “Rodafonio” e foi uma das coisas mais lindas que já vi até hoje.

O Rodafonio foi criado por César Álvarez e sua esposa Andrea Cerchiaro em 2009, na Espanha. Depois de anos de trabalho em teatros de ruas e como músicos, eles queriam criar um projeto próprio, porém diferente de tudo que já tinham feito e então surgiu a “Factoria Circular”. Dentre muitas ideias, o Rodafonio foi o primeiro a sair pelas ruas e ganhar vida. “A poderosa imagem da roda mostra que ‘tudo é possível’ até mesmo as concepções mais ousadas.” disse Andrea que explicou ainda que o Rodafonio tem sido o deleite de todos os públicos.

dsc_03301-imp1

A roda tem 4 metros de altura, pesa meia tonelada e anda em uma velocidade de 3 km/hora. A companhia combina a geometria com a música, que nunca antes foram utilizadas juntas com fim de criar algo parecido. Ela conta com cinco artistas, sendo dois atores, Jaime Gonzalez e Eduardo Varela, e três músicos, Sebastian Cabra na bateria, Eduar Bedoya no sax e Alejo Gallon na guitarra. A maioria das músicas foram compostas pelo uruguaio Pilu Spagnuolo, e três criadas pelos músicos do grupo.

Em 2013, o diretor uruguaio Carlos Callero fez um documentário sobre eles, “Rodafonio. Una verdadeira arma de alegría”, no qual eu recomendo muito que vejam. Ele é em espanhol, porém é de fácil compreensão. Tem a duração de 25 minutos e depoimentos de todos os músicos e de como surgiu toda essa magia que é o Rodafonio.

Mas se engana quem pensa que eles pararam por aí, em 2014 eles montaram um novo Rodafonio, dessa vez em Buenos Aires, na Argentina. A equipe é composta por Cecilia Gerbhard na guitarra, Facundo Vacarezza no trombone e Gonzalo Suarez na bateria. Os atores são César Álvarez e Andrea Cerchiaro. Os artistas são do próprio país, exceto César, e também já fizeram uma apresentação no Chile.

001

Segundo Andrea, eles já receberam alguns convites para vir tocar no Brasil. Quem sabe não veremos eles por aqui em breve? Seria ótimo ter algo tão lindo desfilando pelas ruas do nosso país. Para eles, eu tiro o meu chapéu!

dsc_0470-imp

————————————————————————–

avatar_carolina_lacerdaCarolina Lacerda
carolinalacerda06@gmail.com

Mineira de coração, cursa jornalismo em Juiz de Fora. Ama fotografia, Chaplin e Superman. Aos vinte e poucos anos já fez quase de tudo na vida. É persistente e gosta de desafios, mesmo que eles a assustem no início. Respira música mas não toca nenhum instrumento, prefere apenas apreciar um bom som e não sai de casa sem seus fones de ouvido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s