Problema detectado, analisado e destruído, digo, traduzido

Qual é a frequência que você utiliza o Google Tradutor no seu dia a dia?

a) Diariamente, pois leio textos em inglês e meu nível de compreensão da língua não é lá grandes coisas…

b) Regularmente, pois tenho compreensão da língua, mas tenho preguiça de usar um dicionário

c) Rarely, because I’m a native speaker of English (or another language)

Seja lá qual for a opção escolhida, provavelmente pelo menos uma vez na sua vida você teve que utilizar os serviços de tradução do Google para compreender um conteúdo online (ou até mesmo, offline). Ou melhor, não vou me prender ao exemplo da gigante de buscas, mas dicionários online especializados, tradutores de “concorrentes” (como o Bing Traslator) e outros serviços similares são constantemente acessados por usuários famintos por informação.

google-translate-logo

Sabe-se que por mais que o serviço de tradução da Google seja uma “mão na roda” para leigos de certas línguas, alguns pequenos detalhes (que dependo do tamanho do texto se torna uma bola de neve) nos faz perder a confiança naquele conteúdo. Gramática, léxico (conjunto de palavras) e até grafias que o Tradutor não reconhece, dificulta o entendimento daquilo que está escrito.

Como solução, a gigante de buscas lançou uma comunidade interessante para aqueles que estão aprendendo uma língua estrangeira (e quer dar uma força para os leigos), o Translate Community.

community icon v3

Segundo o arquivo do Docs disponibilizado pela Google no FAQ da própria página do Tradutor, o Google Translate Community é uma plataforma para tradutores entusiastas e voluntários interessados em promover qualidade de tradução para ajudar a ferramenta de pesquisa. Ainda é explicado que o Tradutor é uma máquina baseada em algorítimos, que as vezes necessita de uma “ajuda” de falantes nativos para que a ferramenta “aprenda” um pouco melhor.

Para que você possa fazer parte deste grupo, basta acessar a página principal do projeto, ter uma conta na Google e selecionar as línguas que está apto à traduzir. Abaixo você pode conferir um pequeno esquema do “passo a passo” de como fazer as traduções para a comunidade.

Google Translate

1. Notaram alguma diferença na página do Google Tradutor? Este link (destacado com uma caixa vermelha) é sua porta de entrada para a comunidade!

Translate Community  Help us improve Google Translate

2. Após acessar o link, você é direcionado à esta página (caso você ainda não faça parte da comunidade, esta sessão estará em branco). Aqui você pode visualizar as opções: Traduzir ou checar.

Translate Community  Help us improve Google Translate_options

3. Caso você ainda não faça parte da comunidade, ou já faz, mas ainda não escolheu as línguas que está apto a traduzir, você pode escolher as diversas opções aqui.

Translate Community  Help us improve Google Translate_check

4. Esta é a opção de checagem. Caso você leia uma tradução que não condiz com a sua língua, marque como incorreto, caso contrário, correto.

Translate Community  Help us improve Google Translate_translate

5. Já esta, é uma opção para tradutores mais avançados da língua escolhida, pois você irá digitar a opção que encaixará perfeitamente em uma frase aleatória.

Nos dias que eu me sinto um pouco entediado, ou afim de ajudar algum projeto interessante, eu abro a página do Tadutor Community para passar horas e horas traduzindo conteúdos em inglês para o português. Se você gosta de francês, alemão, mandarim, ou qualquer outra língua, não deixe de ajudar este projeto, pois nunca se sabe quando um leigo irá precisar de um conteúdo traduzido da rede. Afinal de contas, informação é poder!

————————————————————————————————————

avatar_lucas_portilhoLucas Portilho
correio.portilho@gmail.com

Alguns o chamam de nerd, CDF ou geek, mas na verdade é tudo isso e mais um pouco! Tem mania de pesquisar tudo sobre tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e seu esporte favorito é o… Hockey Sobre a Grama (heim?). Pessoas sedentárias têm sua simpatia (afinal é uma delas). Quote: “May the force be with you, or not, you can choose!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s