Curiosidades que você não sabia sobre o Green Day

A banda californiana Green Day tem 28 anos de carreira e como todos os outros grupos tem lá suas curiosidades que muitos que curtem só as músicas não sabem. Você sabia que seu nome inicial era “Sweet Children” (Doces Crianças)? Eles só mudaram para o nome atual quando lançaram seu primeiro disco, o “1,039/Smoothed Out Slappy Hours” em 1991.

Ídolo

Os músicos são tão fãs da banda inglesa The Clash, que o baixista Mike Dirt colocou o nome em seu restaurante de “Rudy’s Can’t Fail Cafe”, uma das músicas do Clash, além disso, regravaram a música “I Fought The Law” em homenagem aos 10 anos do falecimento vocalista e guitarrista Joe Strummer.

949353bae60d74eb170bfd8713334be9

A Favor da Paz

Em 2002, a banda coletou mais de 7 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra uma possível ação militar dos Estados Unidos contra o Iraque. “Para vocês que se opõem à guerra contra o Iraque, quero dar início a um abaixo-assinado em greenday.net para mandar uma mensagem a George W. Bush exigindo que ele repense seus planos de uma invasão militar”, afirmou o vocalista Billie Joe em um dos trechos do áudio disponibilizado em seu site na época.

Mudança de Estilo

O terceiro disco do Green Day, “Dookie”, assinala uma mudança de sonoridade. O grupo acrescentou melodia e arranjos um pouco mais trabalhados. Assim surgiu um novo tipo de punk, rotulado de “pop punk”. A explosão do estilo foi fundamental para a existência de bandas como Blink-182, New Found Glory, Simple Plan e várias outras.

Colorido Artificialmente 

O clipe da música “Basket Case” foi filmado em um hospital psiquiátrico abandonado em Santa Clara, na Califórnia. Ele foi originalmente gravado em preto e branco e colorido posteriomente por meio da computação gráfica. A opção estética conferiu cores fortes e surreais a banda e a locação. A ideia do diretor Mark Kohr era fazer alusões ao filme “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest), estrelado por Jack Nicholson em 1975.

Basket Case

Tatuagem

Todos os membros do Green Day tem a sigla “E.B.P.M” (East Bay Punk Mafia) tatuada em algum lugar do corpo. A cena punk da Bay Area, ou East Bay (região da cidade São Francisco situada no estado da Califórnia), é a influência mais forte na música do grupo. Em homenagem a ela, eles criaram uma “máfia” com os três integrantes, fazendo uma tatuagem da sigla.

10513739_497414387072064_441699699_a

Pensando no Próximo

Para ajudar as vítimas do Furacão Katrina, o Green Day doou todo o faturamento da venda da música “Boulevard of Broken Dreams“, do disco American Idiot, na loja iTunes para o fundo da Cruz Vermelha no ano de 2005, quando ocorreu a catástrofe natural. Em janeiro de 2010, eles também doaram 100.000 doláres à cruz vermelha para auxiliar as vítimas do terremoto do Haiti.

————————————————————————–

avatar_carolina_lacerdaCarolina Lacerda

carolinalacerda06@gmail.com

Mineira de coração, cursa jornalismo em Juiz de Fora. Ama fotografia, Chaplin e Superman. Aos vinte e poucos anos já fez quase de tudo na vida. É persistente e gosta de desafios, mesmo que eles a assustem no início. Respira música mas não toca nenhum instrumento, prefere apenas apreciar um bom som e não sai de casa sem seus fones de ouvido.

Anúncios

3 comentários em “Curiosidades que você não sabia sobre o Green Day”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s