Samurai X: Runouni Kenshin como símbolo de uma geração de fãs de anime e cultura japonesa!

Todo mundo que gosta de anime tem um preferido (ou dois, ou três, ou dez rsrsrs). O meu número UM ABSOLUTO, dentre todos os gêneros, é Rurouni Kenshin, mais conhecido aqui no ocidente como Samurai X. É por isso que quando lançaram, recentemente, uma trilogia de filmes (liveaction = atores reais) eu surtei, e acho uma obra prima dentre as adaptações mangá/anime/filme. No post de hoje vou falar sobre todas as mídias que contaram a história deste samurai, que, apesar de fictício, retrata uma importante transformação na história japonesa. Eternos aplausos para o artista Nobuhiro Watsuki que criou essa história cativante e inteligente que eu já li e assisti incontáveis vezes. Apesar da história parecer simples e a arte ser até mesmo infantil, Kenshin possui um enredo poderoso e personagens bem desenvolvidos.

giphy (1)

O enredo

O personagem principal se chama Kenshin Himura. A história começa no princípio da Era Meiji, um período em que as espadas se tornaram proibidas. Kenshin, que ficara conhecido como o “retaliador” durante a revolução que colocou fim no shogunato (Bakumatsu), tornou-se um andarinho que prometera jamais matar novamente. Sua espada possuía, por isso, a lâmina invertida (sakabato). Portanto durante a história, em seus combates, ele nocauteia os adversários com o lado cego da espada, sem matá-los. Kenshin vagou pelo país durante 10 anos até encontrar Kaoru Kamyia, uma instrutora de Kendo a qual ele ajudou e que lhe deu abrigo no Dojo Kamiya. ❤

O Mangá

Originalmente publicado na Weekly Shōnen Jump em 28 volumes, está entre os grandes clássicos dos mangás, sem sombra de dúvida leitura obrigatória….

Lembre-se de ler da direita para a esquerda :P
Lembre-se de ler da direita para a esquerda :P..

O Anime

No Brasil foi exibido de 1999 a 2001 na Globo, mas de forma incompleta e com diversas cenas violentas cortadas, como sempre acontece. Os episódios finais só foram ao ar quando o anime passou a ser exibido na Cartoon Network, em 2002. Há algumas diferenças entre a animação e o mangá, como as personagens Ayame e Suzume, criadas exclusivamente para a animação. Há outras diferenças entre as sagas e, naturalmente, fillers que não existem no mangá.

Muito legal! Muito legal! Muito legal! Muito legal!
Muito legal! Muito legal! Muito legal! Muito legal!

OVAs

São seis OVAs escritos por Kazuhiro Furuhashi. Eles revelam de forma clara a complexidade e riqueza desta trama. Em Tsuiokuhen (Trust and Betrayal) temos a história da infância e adolescência de Kenshin e também sua saga como retalhador e seu relacionamento com Tomoe. É lindo demais…

Seisouhen (Reflection), é a continuação do primeiro OVA. Conta o final da vida de Kenshin e o nascimento de seu filho até sua adolescência. O final é triste e o autor de Samurai X não aprovou a história. Ainda assim vale a pena assistir! Todos os OVAs são muito mais badass que os animes, muito mais pesados e o traço e fotografia são deslumbrantes.

Lindo! Lindo! Lindo! Emocionante! Épico!!!
Lindo! Lindo! Lindo! Emocionante! Épico!!!

A trilogia de filmes

Após tantos anos conhecendo e amando Samurai X, foi com muita satisfação que tomei conhecimento sobre a produção dos filmes. Eu só não esperava que fossem de tão alta qualidade… Simplesmente épico, especialmente porque tive a oportunidade de assistir ao segundo filme quando estava em Singapura, em um cinema lotado de japoneses eufóricos! O terceiro filme chegou nas “torrent locadoras” há pouco tempo, e foi um fechamento épico para a saga. Já assisti tudo duas vezes e, em breve, uma terceira.

03072013_rurouni_kenshin

Por onde começar?

Recomendo a seguinte sequência: Animes (95 episódios), OVAs, Mangá, Trilogia de Filmes. Depois disso tudo, se você não concordar que Rurouni Kenshin é um dos maiores clássicos já criados…. Impossível!!

Dica: no Youtube tem tudo!

—————————————————————————-

avatar_renata_pradoRenata Prado
pradorenata@gmail.com

Multitask por natureza, é professora, pesquisadora, jornalista e doutoranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura. Tem planos para dominar o mundo, mas boa parte do tempo fica feliz lendo um bom livro.  Ama cachorros, é vegetariana e possui sangue nerd correndo nas veias.

Anúncios

Uma opinião sobre “Samurai X: Runouni Kenshin como símbolo de uma geração de fãs de anime e cultura japonesa!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s