Snow Like Ashes de Sarah Raasch traz de volta o melhor da fantasia

“Um dia seremos mais do que palavras no escuro.”

Se você gosta de Senhor dos Anéis, Harry Potter, Guerra dos Tronos e livros de fantasia que te levam à um mundo novo e cheio de aventuras, Snow Like Ashes definitivamente irá entrar para sua lista de favoritos.

snow

Dezesseis anos atrás, o Reino de Inverno foi atacado, conquistado e seu povo escravizado, os deixando sem mágica ou monarquia. Agora a única esperança dos Inverneiros são os oito sobreviventes que conseguiram escapar e aguardam, desde então, a chance de recuperar sua mágica e reerguer seu reino.

Quando ainda era um bebê, Meira perdeu os pais durante a guerra e passou sua vida inteira como uma refugiada. Correndo dos soldados e sendo treinada por Sir, o general de Inverno, para ser uma guerreira. Ao lados das poucas pessoas que conseguiram fugir, incluindo o futuro rei, Mather, Meira tenta provar de todas as formas que é capaz de lutar pelo seu reino e fará de tudo para vê-lo reerguido.

Primeiro: Como você pode recusar um livro com uma capa maravilhosa dessas? É o chakram da Xena! E curiosamente, a arma preferida de Meira.

10084808

Segundo: basicamente, o MELHOR livro de fantasia que eu li em 2014! E um dos melhores que eu já ever li na vida. Sim, esse livro é incrível! Ele segue a narrativa de Meira, uma garota de 16 anos que carrega nas costas o peso de seu reino. Uma das poucas sobreviventes e, também, uma das 8 pessoas que conseguiu escapar do extermínio de seu reino, ela se sente incrivelmente responsável por essa luta que dura anos, mesmo que ela não seja a futura rainha, mesmo que o futuro rei tenha a mesma idade que ela e seja seu melhor amigo.

Mesmo que esse futuro rei seja completamente inútil nessa luta.

O reino de Inverno é matriarcal, ou seja, apenas as mulheres da linhagem real podem possuir o condutor, ou objeto, de magia e faze-lo funcionar. Mather sendo um menino jamais poderá trazer mágica de volta ao reino e muito menos controla-la. Seu único proposito seria gerar uma futura princesa/rainha que possa continuar a linhagem.

E esse condutor está perdido. Foi dividido em duas partes e escondido por Angra, o rei ganancioso e faminto por poder de Outono. E é isso o que os refugiados tentam fazer por tantos anos: resgatar as metades do condutor, junta-las e trazer mágica de volta. E é exatamente isso que Meira faz, é para que ela foi treinada sua vida inteira, reconquistar seu reino e libertar seu povo.

“Um dia seremos mais do que palavras no escuro.”

11056521

E foi nesse momento que as lágrimas que eu tentei segurar a todo custo, vieram olho abaixo em rios de sangue. A questão é o seguinte: Sara Raasch sabe escrever. A narrativa do livro é extremamente cativante, poética, incrível. Depois de ler o que os Inverneiros estavam passando nos campos de trabalho e a dolorosa similaridade com campos de concentração judeus, no momento em que Meira pensa essas palavras, simplesmente não deu: eu CHOREI.

Os Iverneiros, tentando manter sua tradição, seu reino e seu povo vivo, depois de ser tudo destruído, escreveram nos túneis secretos abaixo dos campos tudo o que podiam lembrar: sua literatura, seus poemas, suas histórias, seu passado, o nome de todos que foram mortos e todos os que lutaram. A única forma que encontraram de não deixar sua existência morrer foi fazer sua marca nas paredes úmidas e escuras de túneis onde apenas eles poderiam ver.

SIM, eu CHOREI.

Medo é uma semente, uma vez plantada, nunca para de crescer. “Eu sou Meira e eles não podem tirar isso de mim.”

7900139

Snow Like Ashes terá continuação no livro Ice Like Fire, que será lançado no fim desse ano. Ele não saiu no Brasil ainda, mas devido sua popularidade e aceitação do público não deve levar muito tempo para ser traduzido. Por enquanto é mais um livro que quem for fluente em inglês pode encontra no Amazon em forma de eBook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s