Como foi participar da 4ª edição do Lollapalooza Brasil

Se eu pudesse resumir todo o festival em uma única palavra, provavelmente eu usaria o termo: inesquecível.

Na minha opinião, se um festival chega a sua quarta edição reunindo mais de 150.000 expectadores/dia, é sinal de que algo está dando certo. E, através deste texto, irei explicar os principais motivos para você incluir o evento na sua agenda de 2016 – quem sabe ainda este ano, pois ainda dá tempo de confirmar a presença no Lollapalooza Chicaco, que ocorre entre os dias 31 e 2 de Agosto.

lollapalooza-1200x520

Um dos primeiros motivos que irei lhe contar irá depender do seu gosto musical. Se você gosta de artistas como: The Killers, Arctic Monkeys, Of Monsters and Man, Lorde, Robert Plant, Interpol entre outros, o Lollapalooza é um evento para você. Caso você tenha uma preferência por música eletrônica – e você não é compatível com a classe social  do festival Tomorrowland, e é fã dos artistas: deadmau5, Skrillex, Major Lazer, Steve Aoki, Calvin Harris, Dillon Francis e DJ Snake, seja muito bem vindo ao paraíso.

Dividido em cinco palcos, Skol (principal), Onix (segundo ano o melhor), Axe (o segundo maior palco), Kidspalooza (o nome já diz) e o palco Perry (para os amantes da música eletrônica), o Lollapalooza é um dos eventos mais “ecléticos” que se tem notícia em território nacional. Eu digo “eclético”, pois não é tão eclético quanto o “Pop in Rio” (porque né? Cá entre nós, a cada ano o festival está se tornando uma verdadeira “salada mista” de artistas). – tenho muito respeito pelo Rock in Rio, mas à alguns anos poucos dos artistas que estiveram presentes fizeram meus olhos brilharem. 

Pois bem, aproveitando as críticas, eu tenho que admitir, o Lollapalooza Brasil já teve os seu tempo de trevas… A primeira e a segunda edição foram um verdadeiro fiasco no quesito organização: atraso nas apresentações, condição do ambiente (os dois primeiros festivais foram organizados no Jóquei Clube de São Paulo, e hoje, o Lolla acontece no Autódromo de Interlagos – sensível diferença não é mesmo?), estado dos sanitários e etc. Devida as mancadas, o evento deixou de ser organizado por uma empresa, para a Times For Fun assumir. Daí foi só alegria.

Os dois primeiros Lolla, os lines up eram absurdamente impecáveis! Artistas como Queens of Stone Age, The Black Keys, deadmau5, Planet Hemp, Pearl Jam, The Killers, Franz Ferdinand, The Hives entre outros, deixaram lembranças que irei recordar para o resto da vida. Mas gostaria de destacar a principal: o lançamento do single “My God is the Sun” do Queens of Stone Age fechando o primeiro dia de Lollapalooza. – no momento que eu estava escrevendo este artigo, senti um arrepio na espinha, sério!

Um ano depois do que chamamos de “Era Lamapalooza”, a terceira edição do evento foi a constatação de que veio para ficar. Apesar das reclamações da distância entre os palcos – que obrigou os expectadores gastarem umas gordurinhas a mais entre um show e o outro – o festival não poderia ter sido mais épico: Muse, Arcade Fire, Soudgarden, Nine Inch Nails, Imagine Dragons, Pixes, Vampire Weekend, Lorde entre outros, fizeram o público ir à loucura nos dois dias de evento. Para este terceiro ano, gostaria de destacar a presença de Of Monsters And Man. Uma banda da Islândia que me fez ter noites e noites de sonhos devida a melodia bela e harmoniosa – Imagine uma banda composta de bardos da idade média, pois então, esta é a Of Monsters and Man.

lollapalooza-brasil-2015-lineup-por-dia

Voltando do passado, para um período um pouco mais recente… A 4ª edição do Lollapalooza Brasil veio com um line um pouco mais “murchinho” em comparação com os outros anos. O que não deixou a desejar, pois pela primeira vez eu pude estar na companhia dos meus amigos e namorada, tornando, assim, uma das edições que eu mais aproveitei no sentido de “utilização dos espaços”. Como assim? O Lolla possui a característica de focar não apenas nos shows, mas também, propor atividades “extracurriculares” para os amantes do entretenimento. Da montanha russa à posteres personalizados, este ano o evento reuniu artistas como: Jack White, Pharrell Williams, Calvin Harris (de novo), Skrillex (de novo), Major Lazer (de novo), The Smashing Pumpkins, Interpol, Foster the People (de novo), Pitty, enfim… vários artistas que já estiveram no festival, mas que voltaram com novos trabalhos e emoções.

Agora, eu não posso deixar de mencionar a minha experiência especial deste ano, RUDIMENTAL! Antes um quarteto, hoje um trio de Drum and Bass britânico, que fez desta edição a melhor de todos os tempos! Primeiro porque a muito tempo eu estava esperando para ter a oportunidade de ouvir os artistas pessoalmente. Segundo, o contato que eu tive com os integrantes da banda me fez sentir “nas nuvens” – imagine a cena: você está na grade, com um monte de gente que nunca ouviu falar da banda. Você está pulando, gritando, cantando e se divertindo quando… um dos integrantes começa a apontar, sorrir e interagir com você! Impagável, não é mesmo? 

dia2_lolla_set-68

Como nem tudo é um mar de rosas… Para os fãs de Marina and The Diamonds este ano foi um fiasco total. A confirmação da “não presença” dos artistas no Lollapalooza, devido ao cancelamento do voo da banda para o Brasil, fez de vários haters “xingarem muito no Twitter” criticando a organização do evento… – sinceramente? Dor de cotovelo. Porque o evento foi BOM PRÁ CARAMBA!

Se você estiver em Chicago entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, por favor! Não se esqueça de enviar algumas fotos para nós! Caso você esteja na mesma situação do que eu, aguardem, pois em 2016 o Lollapalooza Brasil estará com todo gás, e é claro, com a minha presença.

Deixe um comentário

