A resposta sobre a vida, o Universo e tudo mais é… Não, não é 42!

Imagine ter todas, ou quase quase todas, as respostas do mundo na tela do seu computador? Todo o conhecimento coletado pela humanidade disponível para acesso instantâneo, bastando, apenas, uma simples procura em uma barra de pesquisa. Tal ferrameta parece com o super-computador do Guia do Mochileiro das Galáxias, não é mesmo? Segue a mesma ideia, mas a resposta sobre a “vida o Universo e tudo mais” não é 42, é Wolfram Apha.

wolframalpha_logo_feature

Criado como site em 2009Wolfram é um motor de conhecimento computacional, ou seja, uma ferramenta similar ao Google, só que baseado unicamente em algorítimos. A principal funcionalidade de tal projeto é converter a linguagem natural do ser humano (línguagens, fórmulas matemáticas ou simplesmente questionamentos), em dados computacionais, como, por exemplo, gráficos, cálculos aritiméticos ou coisas do gênero.

Ilustrando… se você digitar na barra de pesquisa o termo “pi” – lembra do valor de π? – todas as informações que estão disponíveis para serem buscadas na rede mundial de computadores, aparecem quase que magicamente na sua tela. Inclusive, de forma intuitiva.

pi   Wolfram Alpha

Realizando uma breve pesquisa, você será capaz de encontrar todos os valores e ilustrações referentes ao termo “pi” no Wolfram Alpha

Parece “insano” não é mesmo? A um tempo atrás eu estava buscando o significado do que seria a tal moeda virtual BitCoin, adivinha aonde eu achei? No Wolfram, com os valores convertidos em Dólar, Euro e Reais (sim, Reais).

Ao entrar na página principal, você irá pensar “mas poxa, tudo em inglês? Não vou entender nada!”, este é um pequeno entreposto, mas não um dos maiores. Caso você pesquise um termo em outra língua na barra de pesquisa, o Wolfram lhe dá uma força: ele traduz aquele termo que você pesquisou em português, por exemplo, para o inglês, sendo possível, assim, a ferramenta pesquisar as informações pertinentes sobre aquele tema.

Imagem_Final_Wolfram Alpha

Aconselho você deixar de usar um pouco as ferramentas da Google, para experimentar tal maravilha computacional. Cuidado para não virar vício, pois as informações ali dispostas as vezes lhe darão apenas uma visão técnica, pois as buscas realizadas se baseiam em dados coletados de outros computadores sobre o assunto.

Experimentem buscar palavas como: “Value of X” (valor de X), “Big Bang” e “Brazil” (Brasil). Você irá encontrar informações, inclusive atualizadas, sobre tudo! Inclusive que o Brasil, atualmente, possui 202 milhões de pessoas (dados referente à 2014, aproximadamente).

Inclusive, enquanto eu estava escrevendo este artigo, pesquisei a palavra Lucas e tive uma surpresa: a fração de pessoas no mundo com este mesmo nome, é de um para 2687 pessoas (ou 0,0037%). Agora posso dormir tranquilo, não existem tantas pessoas no mundo com o mesmo nome do que eu!

Informações sobre matemática, química, física ou qualquer outra área pode ser pesquisada na página, sendo, inclusive, uma boa ferramenta de estudo para vestibulares e concursos. E confiável! Pois suas questões serão respondidas com bases matemáticas, computacionais e lógicas, ou seja, cerveja, conhecimento quase que ilimitado!

Anúncios

4 opiniões sobre “A resposta sobre a vida, o Universo e tudo mais é… Não, não é 42!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s