Street League Skateboarding: mais do que um evento mundial uma iniciativa social

Eu sempre gostei de skate. Quando eu era mais novo, gostava de ligar a televisão nos finais de semana para assistir eventos como Mega Rampa, X Games e outros que eram veiculados na rede aberta de televisão . Porém, eu nunca tive a real vontade de adquirir um skate e praticar um dos esportes que mais crescem no mundo. Depois de “velho” – hoje eu tenho 22 para 23 anos, eu não me considero velho (risos) – eu montei um skate para mim, mas, sinceramente, atualmente está parado e pegando poeira – a desculpa? Falta de tempo.  É fácil encontrar pessoas que acreditam que a prática do “surf de asfalto” é de caráter mais recreativo do que de fato uma profissão. A prova de que esta suposição está completamente errada, é a existência do Street League Skateboarding.

Street League Wallpaper

Fundado e idealizado pelo skatista profissional estadunidense Rob Dyrdek, a Street League Skateboarding (Liga de Skate de Rua, ou apenas SLS) foi criada em 2010 com a intenção de fortalecer a prática profissional do skate ao redor do mundo. Além de promover disputas entre competidores já aclamados pela crítica, a SLS possui o objetivo de educar os jovens à pratica esportiva. No aniversário de três anos da organização, como suporte à iniciativa, a Nike SB (marca de tênis e vestuário dedicada à skatistas da gigante norte americana) uniu forças com a Street League para promover a Nike SB Wolrd Tour (Tur Mundial Nike SB).

Como se não bastasse a participação da Nike, a FOX Sports (um dos canais de esportes mais famosos do mundo) firmou parceiria com a SLS no ano passado, 2014, para a transmissão ao vivo das competições no seu canal televisivo. Além de ter suporte, é claro, dos profissionais da própria organização, filmando, fotografando e divulgando os eventos ao redor do globo.

Para que a SLS Nike SB Wolrd Tour fosse realizada, locais específicos foram aproveitados – e até construídos – para a realização do evento. E, além de promover a interação dos skatistas profissionais com os aspirantes, os competidores concorrem durante a competição um dos prêmios mais volumosos da categoria profissional, nada mais e nada menos que um milhão de dólares.

sls-chicago-qualifier-finals-02

Após o torneio mundial, o campeão de cada tour, além de receber o prêmio, é convocado para participação de outros eventos como a Super Crown World Championschip no no pavilhão UIC em Chicaco. – sinceramente, na minha opinião um dos locais mais fantásticos para se praticar skate no mundo. Imagine uma quadra de basquete transformada em uma arena de skate de rua? Com rampas, corrimões e outros obstáculos para manobras e perfórmaces? Massivo! 

Mais do que um evento, uma iniciativa social:

streetleagueskateparks

Além das competições organizadas para os profissionais do skate, a SLS possui um fundação de ajuda à construção, manutenção e promoção de locais seguros para a prática esportiva nos Estados Unidos e México. Como o próprio site da instituição diz: “in the spirit of givin back” (no espírito de dar de volta, tradução livre do inglês), a SLS Fundation dá o retorno a comunidade local através de iniciativas não lucrativas que tem como objetivo promover a sustentabilidade e educar jovens à prática profissional do skate. Atendendo à todas as classes sociais, na busca da igualdade, o programa visa a doação de skates para comunidades carentes, promove eventos e festivais nos locais de prática esportiva pública além de encorajar iniciativas públicas e privadas à fomentar o programa localmente para que se possa “dar às comunidades locais um lugar saudável e seguro para a prática divertida do skateboard”.

Fontes utilizadas: http://streetleague.com/about/

http://streetleaguefoundation.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s