Proposições fotográficas, o corpo: entre o ilusório e o real é mais nova mostra fotográfica de Juiz de Fora

11973340_10204901066865991_1807012426_o

Produzida pelas artistas Lizandra Romano e Maria Vitória Resende, as 16 obras fotográficas estarão disponíveis para apreciação no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), entre os dias 17 de setembro a 12 de outubro.

Inspiradas em uma das obras do fotógrafo americano Man Ray“Le violon d’Ingres”, a mostra tem o intuito de mostrar o ser humano de uma maneira subjetiva, transformando o corpo feminino em um instrumento musical. O evento é financiado pela Lei Murilo Mendes, da Funalfa.

Neste trabalho, as artistas se apropriaram dos elementos de Ray agregando novos questionamentos que configuram o corpo como um instrumento, tanto figurativa quanto literalmente. As fotografias tratam do corpo nesses dois sentidos, como representação e como a obra em si.

Como o trabalho é uma mistura de conceitos, imagens e objetos, há também a mescla de suportes. A exposição aborda a discussão entre a fotografia e pintura, buscando um espaço unificador pelo qual estes dois suportes se unam para criar um híbrido (um espaço singular que faz junção entre a ação fotográfica e o suporte tela), tentando questionar o espectador, que, em um momento, pode ser levado a acreditar que aquilo é uma pintura, mas com dúvidas sobre sua natureza, ou, em outro, experimentar a estranheza de contemplar uma fotografia em um suporte que não lhe é comum.

O ambiente íntimo em que foram tiradas as fotos torna a figura da modelo mais próxima, ao mesmo tempo em que a distancia através do hibridismo que permeia trabalho. Um dual que envolve a exposição é que ela, além de ser vista, impõe ser pensada, para que, só desta maneira, seja contemplada como um todo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s